A NOVA CONFIGURAÇÃO GEOGRÁFICA DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA NO BRASIL

Fátima Ferreira, Mauro Borges Lemos

Resumo


A principal questão que despertou o interesse pelo presente trabalho está relacionada às conseqüências das novas tecnologias, sobretudo aquelas relacionadas à microeletrônica,
sobre o processo de reconfiguração espacial da indústria automotiva. Processo este que sinaliza dois movimentos: um de dispersão espacial da localização das montadoras
em nível internacional e até nacional, no caso de países de grande porte, em direção a novas localidades que não coincidem com os sítios originais de funcionamento das plantas produtivas; e um de concentração da localização dos fornecedores em pontos contíguos aos centros de instalação das unidades de produção das montadoras, caracterizando
uma maior aproximação geográfica entre a empresa âncora e os diversos agentes da cadeia produtiva. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é entender este duplo movimento
locacional no Brasil, procurando identificar a nova configuração geográfica da indústria automotiva brasileira, no período 1985 a 2000, através da delimitação das principais microrregiões que ganham atratividade nesse processo.
Para isto, utilizou-se o dado de pessoal ocupado da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Palavras-chave


Aglomeração; Relocalização Reestruturação produtiva; Complexo Automotivo.

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