REDES SOCIAIS EM PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

Tatiana Quintanilha, Mariza Almeida

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar os aspectos geradores e os fatores que contribuem para a consolidação, de duas redes sociais de pequenas empresas brasileiras que visam a criação
de oportunidade para entrada destas empresas no mercado externo. O levantamento empírico mostrou que frente às adversidades as duas redes tiveram trajetórias diferenciadas devido principalmente devido às dificuldades do capital social interno. Numa delas, a Altex, formada por empresas de software, o capital social que suportaria a sua manutenção,
foi enfraquecido mediante a falta de confiança e de um objetivo comum entre os membros da rede quando o apoio financeiro governamental não foi aprovado. Na segunda rede, a HTA, composta por empresas produtoras de peças para o setor aeronáutico com o atentado de 11/09/2001 suas encomendas externas foram cancelas devido às dificuldades das empresas aéreas no exterior. Neste caso, o enfrentamento de problemas de forma conjunta possibilitou o fortalecimento da rede.

Palavras-chave


Redes Sociais; Capital Social; Inovação; Desenvolvimento Local

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RDE – Revista de Desenvolvimento Econômico. ISSN eletrônico 2178-8022 (números publicados a partir de 2010)
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