Atores sociais, mercado e competitividde na denominação de origem de vinhos do ribeiro - Espanha

Alcides dos Santos Caldas, Emilio Cuinas Otero

Resumo


O atual ambiente de globalização das relações econômicas e comerciais impõe novas formas, funções, estruturas e processos que devem ser assimilados pelos diversos setores
produtivos como forma de inserção nesse novo contexto. A Comarca do ribeiro, produtora de vinhos sob os critérios de uma v.q.p.r.d. depois da implantação da nova OCM (Organização Comum do Mercado do Vinho) – Lei nº 1.493/
1999) encontra-se no mesmo nível de competitividade e rege-se pela mesma norma que os vinhos produzidos em outras denominações de origem, tais como, Borgonha, Bordeaux,
Jerez, Porto, La Rioja etc. Este artigo analisa a inserção dos
atores sociais da Comarca do Ribeiro (produtores, olheiteiros e bodegueiros) no circuito produtivo do vinho, as suas relações de mercado e a sua competitividade dentro do novo marco estabelecido com a implantação a lei acima referida.

Palavras-chave


Denominação de origem, Competitividade, mercado, território, atores sociais

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