AS RELAÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DE TRABALHO NO CONTEXTO DA DUALIZAÇÃO DO ASSALARIADO, DA TEORIA ORGANIZACIONAL CRÍTICA E DAS TEORIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: PARA UMA RECONFIGURAÇÃO HERMENÊUTICA SOBRE O FENÔMENO TERCEIRIZAÇÃO.

Everaldo Gaspar

Resumo


O trabalho tem como objeto estabelecer uma análise crítica sobre a terceirização. Propõe articular este tema com a dualização do assalariado, a teoria organizacional crítica e as teorias dos movimentos sociais. Objetiva superar a versão apenas dogmática da terceirização, apresentar uma compreensão estruturante que aponta para uma reconfiguração hermenêutica deste fenômeno. Sabe-se que ela surgiu e se consolidou no momento em que se deu a passagem do sistema fordista para o sistema taylorista de acumulação do capital. Daí foi capaz de desmantelar o sistema clássico de proteção e as estratégias de mobilização coletiva que acompanham a história do sindicalismo. Sem uma visão estruturante do impacto da terceirização nas relações individuais e coletivas de trabalho, de suas implicações de natureza política e das reações que estão sendo forjadas em todo planeta pelos chamados Novos Movimentos Sociais não é possível superar a obsolescência da doutrina clássica na compreensão e na busca de alternativas para enfrentar este problema.

Texto completo: PDF


A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual, QUALIS A2 pela CAPES em Direito, estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]

ISSN 1808-4435