A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO FUNDADOR COMO MITO NA EMPRESA FAMILIAR: PADRÕES COMPORTAMENTAIS E RELACIONAIS

Maria Beatriz Coutinho Lourenço de Lima, Adriane Vieira, Luis Carlos Honório

Resumo


O objetivo do estudo foi  analisar os padrões de comportamento e de relacionamento que constroem, mantêm e reforçam o status do fundador com mito. O artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com três empresas familiares. A análise dos dados das entrevistas permitiu definir quatro domínios de análise. Humildade e dedicação, cooperação e colaboração foram os componentes destacados no domínio ‘valores do fundador que o sustentam na posição de mito’. No domínio ‘padrões de comportamento do fundador que o mantêm nessa posição’ foram identificados os componentes: comunicar; cooperar; harmonizar e entusiasmar; e despertar capacidades. O domínio ‘padrões relacionais que sustentam da imagem do fundador como mito’ compreende os componentes: aprendizagem; confiança; persistência, prontidão para mudança e inovação; lealdade; não confrontação; reciprocidade; e identificação. No domínio ‘fatores que justificam sua posição’, foi possível identificar os componentes: construção da identidade; necessidade de pertencimento; e desejo de ultrapassar o senso comum.

 


Palavras-chave


Empresa familiar; Mito; Fundador

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030