COMUNICAÇÃO EM PROJETOS: UM ESTUDO DE LEVANTAMENTO DESSE FATOR CRÍTICO DE SUCESSO

Airton Molena, Ricardo Leonardo Rovai, Chennyfer Dobbins Paes da Rosa, Guilherme Ari Plonsk

Resumo


Sabe-se que a comunicação é um problema, entretanto, a maioria dos estudos apenas a identifica como tal, não especificando onde, quando ou com quem acontece as falhas de comunicação em projetos. Fatores Críticos de Sucesso (FCS) tem a finalidade de medir o desempenho do projeto, logo, este trabalho tem como objetivo principal identificar e analisar a comunicação como um Fator Crítico de Sucesso (FCS) na gestão de projetos de áreas diversas. Como método foi realizada uma pesquisa de levantamento (survey), aplicando-se um questionário validado pelo coeficiente alfa de Cronbach. A amostra constituiu de 89 profissionais que trabalham com projetos. Os resultados mostram que 100% dos entrevistados acreditam que a comunicação é um FCS. As reuniões são um meio de comunicação, 11% relataram que os objetivos são poucas vezes atingidos devido discussões paralelas, desvios de assuntos, quando não há reuniões desnecessárias.

 


Palavras-chave


Gerenciamento de Projetos; Sucesso em Projetos; Fatores Críticos de Sucesso

Texto completo: PDF

Gestão & Planejamento. ISSN eletrônico (on-line/e-line) 2178-8030
ISSN impresso 1516-9103