O USO DO FILME DE ANIMAÇÃO NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO. MONSTROS S.A. COMO ESTUDO DE CASO EXEMPLAR

Ederval Marques Miranda, Vanessa Brasil Campos Rodriguez, Manoel Joaquim Fernandes de Barros

Resumo


Este estudo mostra como o cinema de animação Monstros S.A. pode ser utilizado como ferramenta para o ensino das organizações.  Através do uso de metáforas, presentes no enredo de filmes animados, os principais conceitos da organização podem ser ministrados e apreendidos. No marco teórico, o estudo apresenta os conceitos de aprendizagem em administração, o uso da arte e do cinema para o ensino desta área do conhecimento, o cinema de animação e o processo de identificação do ser humano com as imagens. O método utilizado foi o qualitativo, com base em estudo teórico e exploratório. Para o procedimento metodológico, a pesquisa se baseou em Aumont (1990) e, para a análise de filmes, a utilização de metáforas, proposta por Vergara (2012). Constatou-se, a partir desta experiência de análise, que é possível oferecer novas formas de ensino em administração, utilizando o filme de animação como um recurso didático. Este método pode agregar um conhecimento profundo para os conceitos organizacionais ao oferecer uma nova ótica para esta área do conhecimento. Concluímos, através do estudo, que o filme de animação é uma arte que opera uma linguagem simples, que auxilia no entendimento de questões pessoais ou acadêmicas. O uso do filme de animação, em sala de aula, torna o aprendizado mais lúdico e facilita o entendimento e apreensão dos conceitos de administração.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v18.4178


Palavras-chave


Análise Fílmica; Cinema de Animação; Ensino de Administração; Cultura organizacional; Metáforas

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030