DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE PLANEJAMENTO ACADÊMICO DE DISCIPLINAS CURRICULARES POR MEIO DAS FASES OUVIR E CRIAR DO TOOLKIT HCD

Nichene Joslin Verçosa, Danilo de Castro Blera, Roberta Macedo Gouveia

Resumo


Este trabalho descreve os processos na criação de um sistema voltado para a formação de um plano para alocação de disciplinas de um aluno. Foram utilizadas para este fim as técnicas presentes no toolkit de Design Centrado no Usuário (Human-Centered Design ou HCD) de modo que os usuários sejam mantidos em foco durante todas as fases do projeto. Este trabalho tem como principal objetivo facilitar o planejamento do curso de um aluno por meio de um sistema que possa fornecer uma configuração de alocação de disciplinas que minimize o tempo para sua conclusão. Na concepção do sistema as duas primeiras fases do toolkit HCD referentes a coleta de informações do problema a ser solucionado e tradução das ideias em protótipos foram executadas.


Palavras-chave


Alocação de disciplinas; Toolkit HCD; Prototipação

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 

Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903