IMPACTO DO PATROCÍNIO DE E-SPORT NA DECISÃO DE COMPRAS DOS JOGADORES DE LEAGUE OF LEGENDS DA BAHIA

Mateus Rocha, Vanessa Brasil Rodriguez, Fabrício Flávio Terso Vitória

Resumo


Considerando o contínuo crescimento de jogos eletrônicos na modalidade Multiplayer On-line Battle Arena (MOBA) no cenário do mercado de jogos no Brasil, esse trabalho tem como objetivo avaliar o impacto de ações de patrocínio de eventos de e-sports e times de jogadores profissionais na decisão de compra dos demais jogadores on-line da Bahia. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico que buscou correlacionar os aspectos no patrocínio esportivo, ao conceito de e-sports, ou esportes virtuais. A partir da realização de uma pesquisa exploratória, foi possível perceber que há uma concentração de usuários nas faixas etárias que correspondem aos períodos de educação formal, jovens entre 15 e 24 anos, com renda familiar de 4 a 6 salários mínimos. Esses usuários são fortemente influenciados pelo patrocínio de times e jogadores profissionais de League Of Legends.

Palavras-chave


Administração esportiva; Jogos eletrônicos; Marketing esportivo; Patrocínio de jogos

Texto completo: PDF