A PERCEPÇÃO DE CRIANÇAS E CUIDADORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR ESPONTÂNEO PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Emile Cristina Do Nascimento, Alessandra de Jesus dos Santos, Paula Sanders Pereira Pinto

Resumo


Objetivando compreender como crianças e cuidadores percebem o brincar espontâneo como fator importante para o desenvolvimento e quando os adultos acreditam que devem intervir neste processo, realizou-se um estudo qualitativo, de caráter exploratório e analítico com crianças e seus cuidadores, em um parque público e em um condomínio residencial, na cidade de Salvador-BA. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, a partir da elaboração de categorias. Crianças e cuidadores compreenderam o brincar espontâneo como imprescindível para o desenvolvimento, e os adultos pontuaram intervir apenas quando as brincadeiras ficam perigosas ou agressivas. Identificou-se que poucos espaços e horários são disponibilizados para que as crianças brinquem espontaneamente, indicando uma necessidade de reflexão acerca da infância na contemporaneidade e suas novas configurações, já que é um conceito construído com bases sociais, históricas e culturais.

Palavras-chave


Brincar espontâneo; Criança; Desenvolvimento

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