LIMITAÇÃO EFETIVA DA RESPONSABILIDADE DOS EMPRESÁRIOS E DOS SÓCIOS DE SOCIEDADES EMPRESÁRIAS COMO MECANISMO DE ESTÍMULO À ATIVIDADE PRODUTIVA.

Uriel Wesley dos Santos Souza

Resumo


O presente trabalho examina a relação entre direito e economia, sobretudo no âmbito empresarial. Analisa a influência e os riscos da má incidência do direito nos setores econômicos, mais especificamente a desconsideração dos juízes às regras concernentes para o afastamento da personalidade jurídica. Em seguida disseca os meios práticos para a efetiva limitação da responsabilidade dos sócios, defendendo a possibilidade de coadunação entre meios procedimentais uniformes para o afastamento da personalidade jurídica e princípios protetivos pertencentes aos microssistemas do ordenamento jurídico. Por fim, demonstra como uma limitação efetiva da responsabilidade pessoal dos empresários pode beneficiar toda a comunidade civil.

Texto completo: PDF


A Revista Direito UNIFACS – Debate Virtual estará sempre aberta a oportunidade para que todos, ainda que não sejam membros do Corpo Docente e Discente do Curso de Direito da UNIFACS, possam divulgar textos jurídicos de relevância dogmática, devendo enviar seus textos para o endereço eletrônico [email protected]

ISSN 1808-4435