O NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SETOR ELÉTRICO, A EXPANSÃO DO MERCADO DE LIVRE COMERCIALIZAÇÃO E OS IMPACTOS NA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS EMPRESAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL – O CASO DA CPFL

Paula Marinho Ribeiro, Augusto de Oliveira Monteiro

Resumo


O presente artigo tem como objetivo avaliar a transição no marco regulatório do setor elétrico brasileiro e sua influência no âmbito da gestão estratégica das empresas de energia elétrica no Brasil, representadas pela CPFL. O Projeto de Lei 414 de 2021 prevê a ampliação do acesso ao mercado de livre comercialização de energia elétrica para todos os consumidores brasileiros, o que gera aumento na competitividade e faz com que as empresas de energia elétrica já estabelecidas no mercado repensem suas estratégias de negócios. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa e com caráter descritivo. A partir dos dados encontrados, foi demonstrada a curva de crescimento de empresas que migraram para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) entre 2015 e 2022, os impactos causados na gestão estratégica da CPFL, um dos principais grupos empresariais em atuação no Brasil e a resposta estratégica adotada pela empresa. Os resultados obtidos evidenciaram a realização de alterações estratégicas a fim de melhorar o seu desempenho frente às mudanças ambientais ocorridas.

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ISSN 1808-4435