A GESTÃO DE PARCERIAS E O PAPEL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: O CASO DO SETOR SEGURADOR PORTUGUÊS

Bruno Alexandre Marques

Resumo


Foi pretendido estudar as parcerias de negócio do setor segurador português e projetar uma estratégia de desenvolvimento, visando a criação de valor de forma sustentável. A matriz de análise das parcerias em uma lógica colaborativa inclui a dimensão dos Sistemas de Informação (SI) e da Gestão do Conhecimento (GC), como áreas de destaque. Nesta comunicação, o atual papel dos SI (ex: funcionalidades colaborativas) e da GC (criação e partilha de conhecimento) nas parcerias dos seguros é analisado, assim como a sua importância futura. Sendo a atividade seguradora informacional e conhecimento-intensiva, foi seguida uma abordagem relacional e orientada à aprendizagem. Face aos dados recolhidos, foi verificada a existência de uma boa exploração dos SI para a automatização e integração de sistemas heterogêneos. Todavia, funcionalidades colaborativas (ex: Web 2.0) e indicadores de gestão de parcerias são insuficientes. Por outro lado, os processos de gestão de conhecimento têm pouca maturidade apesar de poderem ser alavancas para a inovação. Com efeito, o sistema de valor parece ser mais economic-intensive (preponderância de fatores econômicos) do que knowledge-intensive (orientação à aprendizagem coletiva e inovação). Neste quadro desafiante, os CIO podem ser agentes de mudança, destacando-se a abordagem sociotécnica e a articulação entre tecnologias e organização.


Palavras-chave


Relacionamentos interorganizacionais; Níveis de colaboração; Impactos dos Sistemas de Informação; Processos de Gestão de Conhecimento; IT Governance

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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903