Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista TRAÇO | Arquitetura e Urbanismo?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A TRAÇO – Revista de Arquitetura e Urbanismo é uma publicação semestral.

Os artigos deverão ser inéditos. A revista está permanentemente aberta à submissão de artigos de pesquisadores. Os trabalhos podem ser enviados eletronicamente pelo endereço http://revistas.unifacs.br/index.php/traco, seguindo as etapas de um sistema que tem por objetivo dar assistência à edição dos periódicos em cada etapa do processo de editoração. As imagens devem estar inseridos no corpo do texto.

A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que eles serão submetidos à avaliação do tipo peer review. A aceitação final dos artigos depende de recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final pela Comissão Editorial.

A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

• Título no idioma do artigo e em inglês;

• resumo em até 20 linhas acompanhado de pelo menos três palavras-chave;

• abstract em inglês, seguindo as mesmas normas do Resumo;

• texto completo do artigo, escrito em Times New Roman 12 pt e com espaçamento de 1,5.

As citações no interior do texto devem obedecer às seguintes normas: um autor (Leipnitz, 1987); dois autores (Turner e Verhoogen, 1960); três ou mais autores (Amaral et al., 1966). Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit.

Notas de rodapé devem ser usadas quando estritamente necessário,de forma parcimoniosa, para informações paralelas ao texto. Notas contendo exclusivamente citações e referências bibliográficas não serão aceitas. As citações devem ser inseridas diretamente no texto e as referências completas na lista de referências, ao final do texto.

As referências devem ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt e com espaçamento simples como no modelo abaixo:

Artigos de periódicos:

DUNN, W.E.; LANTOLF, J.P. 1998. Vygosty’s zone of proximal development and Krashen’s i+1: incommensurable constructs; incommensurable theories. Language Learning, 48(3):411-442.

 

Artigos de publicações seriadas:

BARBOSA, O.; BRAUN, O.P.G.; DYER,R.C.; CUNHA, C.A.B.R. 1970. Geologia da região do Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro, DNPM/PFPM, (Boletim 136), 140 p.

VICALVI, M.A.; KOTZIAN, S.C.B.; FORTI-ESTEVES, I.R. 1977. A ocorrência da microfauna estuarina no Quaternário da plataforma continental de São Paulo. In: Evolução sedimentar Holocênica da plataforma continental do talude do sul do Brasil, Rio de Janeiro, CENPES/DINTEP. Petrobrás, Série Projeto REMAC 2, p. 77-97.

Artigos de publicações relativas a eventos:

BIONDI, J.C. 1982. Kimberlitos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 32, Salvador, 1982. Anais... Salvador, SBG, 2:452-464.

Livros:

KOOLHAAS, Rem. Nova York delirante: uma manifesto retroativo para Manhattan. São Paulo, Cosac Naify, 368 p.

Indicar a edição do livro da segunda em diante.

Capítulos de livros:

DONATO, R. 1994. Collective scaffolding in second language learning. In: J. LANTOLF; G. APPEL (eds.), Vygotskian

Approaches to Second Language Research. Norwood, Ablex Publishing Company, p. 33-56.

Teses:

TAGLIANI, C.R.A. 1997. Proposta para o manejo integrado da exploração de areia no município costeiro de Rio Grande – RS. Um enfoque sistêmico. São Leopoldo, RS. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, 158 p.

Sites e textos eletrônicos:

Caso seja possível identificar os autores de textos eletrônicos, a referência deve ser feita do seguinte modo:

LENKER, A.; RHODES, N. 2007. Foreign Language Immersion Programs: Features and Trends Over 35 Years. Disponível em: http://www.cal.org/resources/digest/flimmersion.html. Acesso em: 28/04/2007.

Neste caso, no corpo do texto, a referência é identificada por (Lenker e Rhodes, 2007).

Se não for possível identificar os autores de textos eletrônicos, deve-se fazer a referência do seguinte modo:

GLOBO ONLINE, O. 2006. Brasil será o país com mais sedes do Instituto Cervantes. Disponível em: http://oglobo.globo.com/ cultura/mat/2006/10/25/286393283.asp. Acesso em: 05/04/2008.

No corpo do texto a citação será (O Globo Online, 2006).

Jornais e revistas, órgãos e instituições:

Todos os textos de jornais e revistas devem constar das referências bibliográficas. Caso haja autor explícito, a referência é feita pelo seu sobrenome:

MICELLI, S. 1987. Um intelectual do sentido. Folha de S. Paulo. Caderno Mais! São Paulo, 7 fev.

No corpo do texto, indica-se (Micelli, 1987).

Caso não haja um autor e o texto seja de responsabilidade do órgão, faz-se a referência assim:

CORREIO DO POVO. 1945. Os métodos objetivos de verificação que empregamos no RS. Porto Alegre, 5 out., p. 14.

No corpo do texto, indica-se (Correio do Povo, 1945).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou RTF.
  3. A matéria dos originais deverá conter, na seguinte ordem:

    • Título no idioma do artigo e em inglês;
    • Resumo em até 20 linhas acompanhado de pelo menos três palavras-chave;
    • Abstract em inglês, seguindo as mesmas normas do Resumo;
    • Texto completo do artigo, escrito em Times New Roman 12 pt e com espaçamento de 1,5;
    • Figuras, tabelas, quadros e gráficos devem inlcuir legenda no idioma do artigo e em inglês;
    • As tabelas e ilustrações devem ser enviadas em seues arquivos originais e separados do texto.

  4. As citações de mais de 3 linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto por margem esquerda maior que a do parágrafo; as citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Referências

    São consideradas referências somente as obras mencionadas no interior do texto.

    As referências devem ser digitadas em fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento simples entre as linhas. As referências, no fim do trabalho, devem ter os dados completos e seguir as normas para trabalhos científicos que estão publicadas no site da revista. Cada referência deve ocupar um parágrafo e deve estar separada por um espaços simples.

    Exemplos:

    Livro: NOME DO AUTOR. Ano. Título do livro. Local de publicação, editora, nº total de páginas.

    Capítulo de livro: NOME DO AUTOR. Ano. Título do capítulo. In: NOME DO(s) AUTOR (ES),Título do livro. Local de publicação, editora, páginas inicial e final do capítulo.

    Artigo: NOME DO AUTOR. Ano. Título do artigo. Título do periódicovolume(número):páginas inicial e final do artigo.

 

Declaração de Direito Autoral

Concedo a TRAÇO - Revista de Arquitetura e Urbanismo o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.