GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS ALINHADA À GESTÃO DE MUDANÇAS COM ÊNFASE NA MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSOS: PROCESSO FOLHA DE PAGAMENTO

Marcos Antônio da Silva, Fernando Hadad Zaidan

Resumo


As empresas, cada vez mais, necessitam conhecer seus processos de negócios e estar preparadas para as mudanças rápidas que o mercado atualmente proporciona. Para tanto, as organizações devem ser capazes de melhorar os seus processos de negócios e o entendimento entre o nível operacional e o estratégico, tornando-se possível o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidos. Este artigo propõe-se a avaliar como as empresas poderão obter melhorias contínuas aplicando gestão de processos de negócios com apoio da gestão de mudança e utilizando Tecnologia e Arquitetura de BPM como diferencial competitivo. Iniciou-se um estudo para consolidar os conceitos sobre gestão de processo de negócio, gestão de mudanças e Arquitetura de BPM. Em seguida, apresentou-se um estudo de caso, demonstrando uma análise de processo de folha de pagamento desde o alinhamento estratégico até a utilização de uma suite BPMS. Finalmente, a conclusão apresenta os principais resultados obtidos com base na análise.


Palavras-chave


Gestão de Processo de Negócio; Gestão de Mudanças; Tecnologia e Arquitetura de BPM; Melhorias Contínuas

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 

Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903