SIMULATED ANNEALING E SISTEMA MULTIAGENTE NA ABORDAGEM DE TIMETABLING APLICADA AO ESCALONAMENTO DE VEÍCULOS DE TRANSPORTE PÚBLICO
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre um estudo de uma solução híbrida composta de um Sistema Multiagente e a meta-heurística GRASP e outra solução utilizando a heurística Simulated Annealing, ambas aplicadas a um problema de timetabling. Especificamente, estudamos a eficiência destes métodos para lidar com o problema de escalonamento de veículos de transporte público urbano, com o objetivo de estimar o número adequado de ônibus para um determinado conjunto de linhas. Este trabalho foi desenvolvido em cooperação com a AGERGS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos do Rio Grande do Sul), na estimativa da variável Frota efetiva, a qual tem implicações importantes como, por exemplo, no custo eficiente e retorno sobre o capital nos processos da revisão tarifária do setor de transporte
Palavras-chave
Timetabling; Simulação; Projeto para programação de transporte público; Restrições; otimização
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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903