LEVANTAMENTO DO PERFIL DE ESTUDANTES INGRESSANTES NOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ: UM ESTUDO SOCIOECONÔMICO E CULTURAL
Resumo
Dada a diversidade de origem e formação dos estudantes brasileiros, os alunos ingressantes no ensino superior podem apresentar expectativas equivocadas relacionadas ao curso e profissão almejados, que, na prática, em alguns casos não serão concretizadas. A preocupação com o nível de conhecimento do estudante é fator de extrema relevância nos dias atuais, sobretudo para as universidades públicas brasileiras, pois, muitas delas, contabilizam apenas a nota obtida pelo aluno no ENEM para o ingresso no ensino superior. Este estudo propõe identificar o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes ingressantes nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação da Universidade Federal de Itajubá, no ano de 2016, estabelecendo possíveis correlações com interesses pessoais e profissionais desses estudantes. Justifica-se este trabalho pela necessidade de mapear o perfil dos alunos ingressantes nos cursos de computação de forma a desenvolver práticas de melhorias de possíveis deficiências e incentivo a esses estudantes. A principal conclusão é que, de fato, existem diferenças estatisticamente significativas entre os cursos analisados, podendo-se estabelecer três perfis diferentes de estudantes ingressantes. Os alunos do curso de Engenharia da Computação possuem um nível socioeconômico e cultural mais elevado e ingressam na universidade em busca de qualidade, seguidos dos alunos do curso de Ciência da Computação que são os mais jovens, introvertidos e já focados na área de computação antes mesmo de ingressarem na universidade. Por fim, os alunos do curso de Sistemas de Informação são os mais extrovertidos.
Palavras-chave
Todo conteúdo da revista está sob a licença
Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903