TREASUREHUNT: UM GERADOR AUTOMÁTICO DE COMPETIÇÕES DE SEGURANÇA COMPUTACIONAL

Ricardo de la Rocha Ladeira, Rafael Rodrigues Obelheiro, Richard Custódio, Vinicius Martins

Resumo


Segurança Computacional é uma área emergente e, embora importante, carece de profissionais, pois há falta de formação nesta área. No contexto da educação formal, a aquisição de habilidades práticas está pouco presente, e uma das estratégias para resolver esta questão é o uso de jogos. Os jogos de desafio vêm ganhando espaço e ajudam a resolver essas e outras questões, tais como conscientização e interesse pela área. A dificuldade de operacionalizar estes jogos e de criar exercícios que não percam o fator surpresa indicam que gerar problemas automaticamente e que utilizem aleatorização podem ser uma solução viável. Neste sentido, este trabalho relata o desenvolvimento do TreasureHunt, uma ferramenta de geração automática de problemas e competições do tipo desafio para ensino de Segurança Computacional. Os resultados obtidos com competições geradas pelo TreasureHunt indicam que a geração automática de desafios é viável e que receptividade da atividade pelos estudantes foi positiva.



Palavras-chave


Geração Automática de Problemas; Segurança Computacional; Ensino

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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903