ENCONTRANDO OS LOCAIS DE INTERESSE COM MAIOR POPULARIDADE A PARTIR DO CRITÉRIO ESPACIAL E TEXTUAL
Resumo
Dados espaciais estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Usamos diversas aplicações que utilizam esses dados, como o Google Maps e Uber. Há um grande número de perguntas interessantes que podem ser realizadas nesses dados, por exemplo, um usuário tem interesse de ficar hospedado no hotel que tenha a maior quantidade de restaurantes na sua vizinhança, nesta consulta utiliza-se sua localização atual (latitude e longitude), raio (e.g. 100 m) e a palavra-chave “restaurante”. Este projeto propõe um novo tipo de consulta que pode selecionar os melhores objetos espaciais levando em conta o número de objetos espaço-textuais relevantes, para um determinado conjunto de palavras-chave de consulta, em sua vizinhança. Apresentamos algoritmos para processar essa consulta de forma eficiente e avaliar os algoritmos propostos em conjuntos de dados reais.
Palavras-chave
Banco de Dados Espacial; Consulta Espaço-textual; Consulta preferencial
Todo conteúdo da revista está sob a licença
Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903