UMA ABORDAGEM INTELIGENTE PARA CLASSIFICAÇÃO DE PERFIS DE APRENDIZAGEM DE DISCENTES COM APLICAÇÃO DE APRENDIZADO DE MÁQUINA

Clênio Eduardo da Silva, Lucas Guerra Borges

Resumo


Cada estudante tem sua caraterística particular em aprender. Para a melhoria do ensino e aprendizagem, conhecer o perfil de cada aluno é de grande importância para aplicação de novas metologias de ensino. Este trabalho aborda a aplicação da Rede Neural Artificial (MLP) e um Algoritmo Genético (AG), para otimização dos hiper-parâmetros da rede, na classificação de estilos de aprendizagem de discentes. O conjunto de dados (\textit{dataset}) foi construído através da aplicação do questionário Honey-Alonso de estilos de aprendizagem a um grupo de 53 aprendizes. Os resultados demonstram a viabilidade da abordagem proposta, com uma média para acurácia, F1 score, precisão e recall de 0,86 % e desvio padrão de 0,2044, para k = 10. Para k = 5, uma média para acurácia, F1 score, precisão e recall de 0,864 % e desvio padrão de 0,086.

Palavras-chave


Estilos de aprendizagem; Redes Neurais; Algoritmo Genético

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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903