DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO PROJETOÉDEN, UM JOGO EDUCACIONAL SOBRE VARIÁVEIS E TIPOS DE DADOS

Yure Pablo do N. Oliveira, Carina Machado de Farias

Resumo


Jogos educacionais apresentam-se como recursos pedagógicosutilizados tanto para facilitar o ensino de novos conteúdos comopara consolidar conhecimentos prévios. Essa abordagem, além deestar alinhada aos novos estilos de aprendizagem e de possuir altonível de receptividade por parte dos estudantes, trazcaracterísticas lúdicas a conteúdos específicos, facilitando assima aprendizagem. Considerando as dificuldades dos alunosiniciantes na área de programação e buscando tirar proveito dosbenefícios pedagógicos dos jogos, o presente trabalho apresentao projetoÉden, um jogo digital educacional para o ensino eaprendizagem de variáveis e tipos de dados. O trabalho discorreainda sobre a metodologia de desenvolvimento empregada nacriação do jogo, baseada no conceito de protótipo evolutivo, eexpõe os resultados obtidos com a utilização do jogo em duasturmas do curso técnico de Informática, do IFBA, campusJacobina.

Palavras-chave


Jogo educacional; Programação; Variáveis; Tipos de dados; Avaliação.

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 

Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903