UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS APLICADOS NO PROCESSO PERSONALIZADO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CURSOS DE TECNOLOGIA

Andressa Bezerra Ferreira, José Matheus Lacerda Barbosa, Anna Luyza Oliveira Pinto, Jesrel Martins Gonçalves, Robson Lemos Bezerra

Resumo


Diversas  pesquisas  comprovam  que  estudantes  de  uma  mesma turma podem perceber, interagir  e responder ao seu ambiente de aprendizagem  de  modos  distintos.  Mediante  esse  contexto,  uma única metodologia de avaliação  pode não ser capaz de satisfazer os  diferentes  tipos  de  aprendizagem  presentes  em  uma  sala  de aula. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar um método para a personalização da avaliação discente em cursos da área  de  tecnologia.  O  método  possui como base o  trabalho  de Honey-Alonso, proposto na área de educação. Ao ser aplicado em duas diferentes turmas do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, o método obteve resultados iniciais que indicam possíveis melhorias no desenvolvimento acadêmico dos discentes. No entanto, os resultados foram consideravelmente distintos para as diferentes turmas. Neste trabalho, buscamos então explorar os resultados obtidos de modo estatístico inferencial e descritivo, com o intuito de obter informações que corroboram ou refutam osresultados verificados anteriormente.

Palavras-chave


Instrumentos avaliativos; Ensino personalizado; Cursos de tecnologia

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 

Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903