UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS APLICADOS NO PROCESSO PERSONALIZADO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CURSOS DE TECNOLOGIA
Resumo
Diversas pesquisas comprovam que estudantes de uma mesma turma podem perceber, interagir e responder ao seu ambiente de aprendizagem de modos distintos. Mediante esse contexto, uma única metodologia de avaliação pode não ser capaz de satisfazer os diferentes tipos de aprendizagem presentes em uma sala de aula. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar um método para a personalização da avaliação discente em cursos da área de tecnologia. O método possui como base o trabalho de Honey-Alonso, proposto na área de educação. Ao ser aplicado em duas diferentes turmas do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, o método obteve resultados iniciais que indicam possíveis melhorias no desenvolvimento acadêmico dos discentes. No entanto, os resultados foram consideravelmente distintos para as diferentes turmas. Neste trabalho, buscamos então explorar os resultados obtidos de modo estatístico inferencial e descritivo, com o intuito de obter informações que corroboram ou refutam osresultados verificados anteriormente.
Palavras-chave
Instrumentos avaliativos; Ensino personalizado; Cursos de tecnologia
Todo conteúdo da revista está sob a licença
Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903