ANÁLISE DO PERFIL DOS MEDALHISTAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA 2019

Giullia Rodrigues de Menezes, João Henrique de Souza Pereira, Luiz Cláudio Theodoro

Resumo


Este trabalho tem por objetivo identificar o perfil, rotina de estudos e fatores que influenciam no bom desempenho em competições de programação, baseando-se na coleta e análise de dados de um questionário aplicado aos estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e participantes da Semana Olimpíada, em Dez/2019. Foram coletados dados de 48 respondentes, obtendo informações sobre seu perfil, incluso, histórico em competições de matemática e informática, rotina de estudos, instituição de ensino, dentre outros. O questionário foi aplicado aos estudantes que competiram na OBI 2019 nas modalidades Programação Nível Júnior, Programação Nível 1 e Programação Nível 2, que consistem em resolução de problemas em diversas linguagens de programação. A análise dos resultados mostra que os respondentes têm, em média, 15 anos. Mesmo que 80,9% dos estudantes do Brasil sejam de escolas públicas, 83,3% dos respondentes estudam na rede particular. Cidades como Fortaleza e São Paulo, que incentivam a participação em Olimpíadas, totalizam 45,5% dos respondentes. Os medalhistas em competições de matemática e edições anteriores da OBI totalizam 83,3%. Isso demonstra que uma boa rotina de estudos e o incentivo da comunidade escolar e familiar, colaboram para um bom aprendizado e bom desempenho nas competições de programação.

DOI: 10.36558/rsc.v11i3.7383


Palavras-chave


Educação; Programação; Competição; Olimpíadas; OBI

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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903