FATORES QUE AFETAM A ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS APLICADAS AO SETOR DA MODA
Resumo
A Teoria Unificada de Aceitação e Utilização de Tecnologia (UTAUT) é amplamente utilizada para avaliar os precursores da adoção de tecnologias. E, no contexto tecnológico brasileiro, o comércio eletrônico voltado ao setor da moda é largamente utilizado e lucrativo. Sendo assim, neste artigo, apresenta-se uma busca sistemática de literatura sobre os fatores que impactam a adoção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) direcionadas especificamente à moda; destacando dimensões exógenas à UTAUT. A revisão segue um raciocínio dedutivo, a partir das bibliografias revisadas. Os resultados, provenientes das bases de dados Ebsco, Scopus e Web of Science, são exibidos mediante análise quantitativa descritiva, seguida de uma avaliação qualitativa das dimensões exógenas emergentes. Foram destacadas 17 dimensões exógenas ao modelo UTAUT, em 6 temas principais do setor tecnológico da moda. A análise dos artigos evidenciou a necessidade de inserção de novas dimensões aos modelos estruturais aplicados, visando elucidar melhor a adoção de cada tecnologia estudada.
Palavras-chave
Todo conteúdo da revista está sob a licença
Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903