FORMIGAS EM GRAFO: UMA PROPOSTA DE JOGOS DIGITAL E DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE ALGORITMOS EM GRAFOS

Adriel Vieira Santos, Andressa Bezerra Ferreira

Resumo


Os grafos são estruturas combinatórias utilizadas para resolver diversos problemas nas ciências. Por isso, é uma ferramenta apresentada em diversos cursos de graduação, com o intuito de capacitar os estudantes na resolução de problemas práticos. Por se tratar de uma estrutura abstrata, a aprendizagem da teoria de grafos e o entendimento de seus algoritmos é algo complexo. Além dessa característica, outros fatores como a falta de metodologia de ensino, a crença que a disciplina é difícil, o processo tradicional de ensino, a falta de integração entre as disciplinas e o relacionamento entre aluno e professor, pode acabar dificultando o aprendizado dos discentes. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar a versão digital e a versão em tabuleiro do jogo Formigas em Grafo. O objetivo do jogo é facilitar o entendimento do comportamento dos algoritmos de busca em profundidade e largura, por meio da prática em um ambiente concreto. De acordo com o PAJED (Programa de Avaliação de Jogos Digitais Educacionais), o jogo digital desenvolvido obteve um potencial de aprendizado equivalente a 92, sendo considerado pelo método, uma aplicação com um “Potencial de Aprendizado Muito Alto”. A versão em tabuleiro, por sua vez, ainda não foi avaliada.

 

DOI: 10.36558/rsc.v11i3.7477


Palavras-chave


Busca em Largura; Busca em Profundidade; Algoritmo de Dijkstra; Grafos; Jogo Educacional

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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903