VIVÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVIDA E OBSERVAÇÃO DE ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS NA CIDADE DE MOMBAÇA-CE

João Charllys Brauwol Araújo Cavalcante, Marcos Evangelista de Sousa Oliveira

Resumo


Esse trabalho tem como objetivo expor e ponderar a experiência vivida no Estágio Supervisionada I do curso de Licenciatura em Computação – UECE, de uma forma qualitativa, o qual foi realizado em uma escola de ensino fundamental, situada no município de Mombaça, sertão central do Ceará, com ênfase nos anos finais do ensino fundamental. Como componente obrigatório da grade curricular da Graduação, esse foi o primeiro de quatro Estágios Obrigatórios. Sendo que foi direcionada, nesta primeira etapa, a observação do funcionamento da unidade escolar, interrelações de seus componentes, do ambiente e da infraestrutura escolar. Percebeu-se um nível preocupante de abandono e despreparo técnico quando se relaciona a introdução de tecnologias na educação municipal e a manutenção da infraestrutura dos laboratórios. Por fim, a observação mostrou diversos desafios no uso de tecnologias na educação municipal, os softwares de educação para ajudar os professores não são aproveitados pois não possuem profissionais (monitores ou professores), nos laboratórios de informática, qualificados para utiliza-los. Ter alguém capacitado é essencial para unir o ambiente técnico com o pedagógico, orientando como utilizar os recursos disponíveis. Espero que com esse relato de experiência ocorridas no estágio, outros estudantes e comunidade pedagógica, possa contribuir com algo em suas formações.

DOI: 10.36558/rsc.v12i2.7636


Palavras-chave


Estágio Supervisionado; Tecnologias; Educação Municipal.

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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903