MINERACAO DE OPINIAO APLICADA A POSTAGENS DO TWITTER SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM INSTITUTOS FEDERAIS

Mateus Filipe de Lima Souza, Cristiane Norbiato Targa, Carlos Alexandre Silva

Resumo


Neste trabalho é proposto um estudo sobre a percepção e os sentimentos da  comunidade acadêmica de Institutos Federais no período compreendendo o Ensino Remoto Emergencial de 2020 a 2021, utilizando técnicas de mineração de opinião a partir de postagens da rede social Twitter. Foram realizadas coletas de tweets em cinco momentos distintos, a fim de construir uma base de dados para a aplicação do método Multinomial Naive Bayes, no intuito de categorizar os sentimentos  percebidos. Os tweets foram classificados em positivos, negativos e neutros e pelos resultados obtidos percebeu-se uma prevalência da neutralidade dos sentimentos da comunidade acadêmica, além de uma certa estabilização dos sentimentos mais positivos a partir de fevereiro de 2021.

DOI: 10.36558/rsc.v12i2.7707


Palavras-chave


Análise de sentimentos; redes sociais; ensino; pandemia

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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903