ACESSO A FORMACAO EM INTELIGENCIA ARTIFICIAL PARA PESSOAS DE BAIXA RENDA: UM ESTUDO DE CASO EM SERGIPE

Eddie Fernanades de Jesus Menezes, Catuxe Varjão de Santana Oliveira, Felipe Jovino dos Santos, Gabriel do Nascimento Santos Silva, José Matheus Oliveira Cavalcante, Stephanie Kamarry Alves De Sousa

Resumo


Este trabalho aborda a acessibilidade à formação em Inteligência Artificial (IA) no Brasil, com foco em Sergipe. Identificamos que pessoas de baixa renda enfrentam barreiras para ingressar nesse campo, como falta de recursos financeiros, conhecimento prévio em tecnologia e inglês. Concluímos que iniciativas gratuitas, como o programa do Instituto Federal de Sergipe, têm democratizado o acesso à formação em IA, permitindo que indivíduos de baixa renda desenvolvam habilidades e entrem no mercado de trabalho nesse campo em crescimento. A democratização do acesso à formação em IA é fundamental para reduzir desigualdades e criar um futuro mais justo e equitativo, onde todos possam contribuir e prosperar na era da inteligência artificial.

Palavras-chave


Educação; Inteligência Artificial

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Revista de Sistemas e Computação. ISSN 2237-2903