GERENCIAMENTO DE IMPRESSÕES DOS LÍDERES CARISMÁTICOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE BERNARDINHO, SÍMBOLO DE LIDERANÇA MODERNA

Alba Oliveira Barbosa, Maria Ilza Costa, José Arimatés Oliveira, Richard Medeiros Araújo

Resumo


Esse artigo teve como objetivo principal examinar a relação entre liderança carismática e estratégias de gerenciamento de impressões, contribuindo para ressaltar a importância desse processo como instrumento de comunicação na construção da imagem visionária do líder. Contextualiza a liderança com ênfase na liderança carismática, bem como conceitua o gerenciamento de impressões (GI) como uma forma de influência social. Aborda as estratégias de GI: insinuação, autopromoção, exemplificação, intimidação e suplicação com o enfoque em liderança. Para alcance dos objetivos utilizou-se do método de estudo de caso com aplicação de uma pesquisa qualitativa do livro “Transformando suor em ouro” de autoria de Bernardo Rezende, conhecido por Bernardinho - técnico da seleção brasileira de voleibol - para uma análise de conteúdo, com vistas a investigar essa obra na tentativa de traçar o estilo de liderança observado na figura desse técnico. Torna-se evidente que o estilo de liderança expressado nesse estudo, permitiu perceber por meio das estratégicas de GI utilizadas pelo autor, principalmente, insinuação e autopromoção, que as impressões desse treinador por ele gerenciadas, o tornaram uma pessoa obcecada pelo trabalho, perfeccionista, disciplinada, empenhada, competente, persistente, teimosa, visionária e detalhista, destacando-o como um líder por excelência, símbolo de liderança moderna.

Palavras-chave


Liderança; Liderança Carismática; Imagem; Gerenciamento de Impressões

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 

Gestão & Planejamento. ISSN impresso 1516-9103 - ISSN eletrônico 2178-8030