A EDUCAÇÃO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL E A QUESTÃO DA EMANCIPAÇÃO: UM TÚNEL NO FIM DA LUZ?

Luiz Alex Silva Saraiva

Resumo


Partindo do pressuposto de que se verifica a mercantilização da educação no nível superior, neste ensaio tem-se como objetivo apontar os limites da concepção e estruturação do atual ensino superior brasileiro em Administração e discutir as possibilidades de outra formação, mais profunda e menos instrumental, baseada na educação crítica. Para tanto, a abordagem utilizada neste texto: a) apresenta e discute o quadro atual da educação superior em Administração, tratando especialmente das incoerências da legislação e dos currículos, bem como de seus desdobramentos diretos e indiretos; b) analisa os principais impasses da perspectiva tecnicista da educação superior em Administração; e c) confronta o quadro atual e os impasses com relação ao mercado de trabalho a partir da perspectiva da educação crítica. As principais conclusões apontam no sentido de politizar a concepção e as práticas do ensino superior de Administração, aproximando-a da educação crítica e do seu compromisso com a emancipação humana.

Palavras-chave


Educação Superior em Administração. Emancipação. Educação Crítica.

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030