DIFICULDADES PARA CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS: UM ESTUDO COM MULHERES EMPREENDEDORAS NO SETOR DO VESTUÁRIO

Joiceli Santos Fabrício, Hilka Vier Machado

Resumo


Um número crescente de novos negócios tem sido criado por mulheres. No entanto, poucos estudos têm abordado as dificuldades de empreendedoras para a criação destes negócios. Com isso, o objetivo deste estudo consistiu em identificar dificuldades encontradas para a criação de negócios por mulheres e analisar a relação destas com a época de criação e com o valor do capital inicial. O campo de estudos foi o setor do vestuário das cidades de Maringá e Cianorte, no Paraná. Foi realizada uma pesquisa exploratória, de natureza quantitativa, sendo os dados coletados por meio de questionário estruturado e respostas obtidas com 102 empreendedoras. As maiores dificuldades foram: falta de funcionários qualificados e a falta de experiência gerencial. Dificuldades específicas para a criação das empresas em função da época de criação e do valor do capital inicial também foram identificadas.


Palavras-chave


Mulheres Empreendedoras; Empreendedorismo; Criação de empresas

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030