INTERDISCIPLINARIDADE DA PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO E EM PME: POR UMA TEORIA EMPREENDEDORA QUE CONTEMPLE DIFERENÇAS CULTURAIS

Pierre André Julien, Michel Marchesnay, Hilka Vier Machado

Resumo


Como contemplar diferenças culturais no desenvolvimento de uma teoria complexa e mais realista sobre o empreendedorismo? Para responder à questão, é importante transcender a abordagem tradicional, herdada da teoria econômica clássica, como também classificações do empreendedor estabelecidas unicamente a partir de sua atividade de gestor (criador, inovador, etc.), independente dos aspectos “culturais”. A consideração da dimensão cultural em uma teoria ampliada do empreendedorismo pode ser situada em três níveis de análise, macro, meso e micro. Ela compreende considerações sobre o papel dos valores dominantes (ethos), da história e da geografia dos territórios e comunidades pertencentes. O papel das ciências do homem e da sociedade (Psicologia, Sociologia, Antropologia, etc.) contribui para ressaltar a diversidade e o pluralismo, perceber idiossincrasias de empreendedores, considerado suas individualidades e, assim, integra as dimensões culturais na compreensão do fenômeno e nas intervenções sobre ele.

Palavras-chave


Empreendedorismo; Cultura; Interdisciplinaridade; PMEs

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030