IDENTIFICAÇÃO ORGANIZACIONAL: O CASO DOS PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Alziro Alves dos Santos, Adriane Vieira, Fernando Coutinho Garcia

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre identidade projetada e identificação organizacional de professores ativos e aposentados. O método de investigação adotado foi o estudo de caso de realizado em uma instituição federal de ensino. A principal técnica de coleta de dados utilizada foi a entrevista semi-estruturada com seis professores aposentados e seis na ativa. No que concerne à identidade projetada, os professores ativos e aposentados percebem a Instituição como uma escola de excelente nível e de tradição, resultante da qualidade do corpo docente, da ótima infra-estrutura, do aprimoramento das tecnologias pedagógicas, da criação de novos cursos e do incremento do número de pesquisas e de eventos científicos. A concordância com a identidade projetada faz com que os professores associem à sua identidade pessoal a respeitabilidade que a Instituição conquistou ao longo dos anos no meio educacional. É disso que deriva o sentimento de orgulho, de importância e de valorização social. Os aposentados, por sua vez, falaram com pesar do afastamento e manifestaram saudades dos amigos e alunos, confirmando que o evento aposentadoria pode ser muito doloroso caso as pessoas não se preparem para tal, uma vez que pode representar ruptura na construção identitária, resultante da quebra dos vínculos que garantiam alguma estabilidade subjetiva e objetiva.


Palavras-chave


Identidade projetada; Identificação organizacional; Professor

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030