CATEGORIAS DE INOVAÇÃO EM SERVIÇOS
Resumo
a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar a ocorrência de quatro categorias de inovação em serviços. As quatro categorias analisadas, neste estudo, têm origem nas teorias referenciadas e foram utilizadas para definir a priori as respectivas análises. A pesquisa de campo resultou em dados de natureza qualitativa via entrevistas e análise documental que foram analisados com a aplicação da análise de conteúdo. A coleta de dados empíricos compreendeu entrevistas utilizando questionários semiestruturados aplicados a gestores das empresas e de Associações de empresas transportadoras e representantes do Poder Concedente. Foi executada também análise documental para levantamento histórico do setor e de aspectos referentes à regulamentação. A inovação em serviços foi percebida pelas melhorias proporcionadas pela bilhetagem e não na bilhetagem per se. Merece destaque, como resultado de uma pesquisa exploratória, a descoberta de Quatro Categorias de Inovação em Serviços que podem ser utilizadas para mensurar a inovação neste setor e que podem ser testados em outros contextos para verificar sua eficiência e eficácia.