FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA VISÃO DOS ALUNOS

Marlene Catarina Lopes Mello, Kely Martins Paiva, Ângelo Brigato Ésther

Resumo


O objetivo deste artigo foi avaliar uma experiência pedagógica interdisciplinar enquanto colaboradora na formação e no desenvolvimento de competências profissionais nos alunos de Administração em uma instituição de ensino superior particular brasileira. Para tanto, retomaram-se conceitos e aspectos relevantes relacionados aos temas “competência profissional”, “interdisciplinaridade” e “ensino em administração”.
Este estudo exploratório pode ser caracterizado como de natureza quantitativa e qualitativa.
Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação direta e, prioritariamente, o questionário.
Este último continha, além de dados demográficos, afirmativas sobre a relação entre os resultados do projeto interdisciplinar realizado semestralmente na faculdade e o desenvolvimento dos saberes que
constituem as competências profissionais, e sobre impactos e forma de organização e realização do
projeto. O nível de concordância foi indicado através de uma escala tipo Likert de 5 graus, e o tratamento
estatístico dos dados coletados nos 115 questionários respondidos se deu através do SPSS. Percebeu-se que a interdisciplinaridade é, antes de tudo, uma questão de atitude, tanto individual como coletiva, referindo-se, aqui, aos corpos discente, docente e diretivo da instituição.

Palavras-chave


interdisciplinaridade, competência profissional, ensino de administração.

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