RISCO, RETORNO E EQUILÍBRIO: EXISTE ASSOCIAÇÃO ENTRE INDICADORES CONTÁBEIS E OS RETORNOS DAS AÇÕES NEGOCIADAS NA BOVESPA?

João Mendonça Neto, Adriano Leal Bruni

Resumo


Neste artigo se buscou verificar empiricamente a associação entre o retorno de ações e variáveis contábeis, como o beta contábil, o coeficiente de variação do lucro líquido e a variabilidade do retorno sobre o patrimônio líquido. O uso de informações contábeis é uma alternativa para empresas brasileiras, principalmente para as empresas de capital fechado, que não possuem informações de mercado disponíveis para estimar o seu retorno. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) de cada empresa é regredido
contra o retorno sobre o patrimônio líquido do mercado brasileiro a fim de se encontrar o beta contábil, além de utilizar o coeficiente de variação do lucro líquido e a variabilidade do retorno sobre o patrimônio líquido como medida de risco da empresa. Os resultados encontrados mostram que a associação o mercado e as variáveis contábeis não é significativa e não permitem dizer que as variáveis estudadas explicam o retorno das ações.

Palavras-chave


Beta contábil. Variável contábil. Retorno de mercado.

Texto completo: texto completo

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030