SUBJETIVIDADE E OBJETIVIDADE: O EQUILÍBRIO DA RACIONALIDADE NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

Raimundo Santos Leal

Resumo


O presente artigo, de natureza teórica, reflete sobre as dimensões objetiva e subjetiva da racionalidade para os estudos organizacionais. A premissa que norteia o artigo é que tanto a objetividade com a subjetividade centram-se na percepção individual acerca de um dado objeto ou fenômeno, e que ambas contribuem para a compreensão do fenômeno organizacional. Para evidenciar tal enunciado é efetuada,
inicialmente, uma contextualização dos estudos organizacionais considerando a objetividade, a subjetividade
articulando-as com a noção de racionalidade weberiana. Demonstra-se que tanto a objetividade quanto a subjetividade estão respaldadas pelos tipos ideais de Weber, demonstrando a necessidade de mediação e equilíbrio dessas dimensões (objetividade e subjetividade) nos estudos organizacionais. Ao
final destaca-se os estudos envolvendo a Estética para a análise organizacional como demonstração da
valorização da dimensão subjetiva. É apontado, ao final, a necessidade de uso na análise organizacional
da dimensão subjetiva, mas sem ignorar ou negar a objetividade, buscando a integração dessas dimensões.

Palavras-chave


Organização; Objetividade; Subjetividade; Racionalidade; Estética.

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