PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – UMA OPORTUNIDADE PARA A PARTICIPAÇÃO

Francisco Tarciso Leite, Elano Dantas Rodrigues

Resumo


O planejamento estratégico é um instrumento utilizado para definir as estratégias de uma organização, levandose em conta as oportunidades e ameaças do seu ambiente externo, bem como seus pontos fracos e fortes. Diversos autores do tema consideram necessária a participação dos gestores nesse processo. Outros vão mais longe e julgam indispensável a participação de todas as pessoas envolvidas, não somente de gestores. Para estes, o entendimento da missão e dos propósitos da empresa facilita a superação de possíveis resistências à implementação do planejamento
estratégico. Com base nessas constatações, procurou-se neste trabalho identificar o potencial da área de negócios de um banco federal brasileiro para adoção de um modelo de gestão participativa no contexto do planejamento estratégico.
Para atingir este objetivo, executou-se uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e de tipos descritiva e
exploratória. Utilizou-se os métodos observacional e analítico e como técnica de coleta de dados e informações, junto aos gestores e funcionários, o questionário, cujas respostas foram analisadas no resultado da pesquisa. A partir do levantamento teórico efetuado e dos dados obtidos em campo, observou-se que, na percepção dos gestores e demais funcionários, a área estudada apresenta indícios de possuir potencial para implementação da gestão participativa.

Palavras-chave


Planejamento estratégico; Gestão participativa; Planejamento estratégico participativo.

Texto completo: Texto Completo

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030