PERCEPÇÃO DO SIGNIFICADO DO DINHEIRO: UM ESTUDO COM GRADUANDOS DE IES PRIVADAS
Resumo
Esse estudo objetivou analisar o significado do dinheiro atribuído por alunos de Instituições Particulares de Ensino Superior. Foram considerados, para fins de comparação, os fatores gênero e bolsa de estudo. Sendo assim, realizou-se pesquisa descritiva com abordagem quantitativa por meio de uma survey. Como instrumento de pesquisa utilizou-se a Escala do Significado do Dinheiro (EDS) proposta por Luna, Quintanilla e Diaz (1995), validada no Brasil por Resende, Cavalcante e Jeunon (2010). Na escala, ressalta-se a importância das atitudes acerca do dinheiro como indicador baseado no materialismo e nas relações de consumo. Foram aplicados 486 questionários e os dados analisados por meio de Análise Fatorial. Os resultados, decorrentes da análise de gênero, indicaram pensamentos semelhantes em relação ao dinheiro. Ambos destacaram variáveis que relacionam dinheiro com felicidade pessoal, poder e influência social. Ressalta-se que, para os homens, a felicidade seria o atributo mais importante. Quanto ao atributo de possuir ou não bolsa de estudo, os alunos que têm bolsa divergem um pouco da visão daqueles que não a possuem. Os primeiros destacam que dinheiro pode ser visto com um fator para influência social, enquanto que o restante o destaca como um mal. Esses dados refletem a importância de se analisar o significado do dinheiro associado a diversas características da sociedade e dos grupos nela inseridos.