COMPETÊNCIAS DOCENTES EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: Um estudo no Centro de Educação à Distância - Unimontes

Rogério Santos Brant, Talita Ribeiro da Luz

Resumo


A Educação à Distância (EAD) é uma alternativa de cursar o ensino superior para os indivíduos que não têm acesso à educação presencial, podendo seu crescimento ser atribuído à dificuldade de ingresso nas Universidades públicas localizadas em grandes centros e que não absorvem a demanda de indivíduos de regiões menos privilegiadas. Este trabalho teve o objetivo de investigar como se configuram e são geridas as competências profissionais de docentes do Programa de Administração Pública da Universidade Estadual de Montes Claros, localizada no norte de Minas Gerais. A pesquisa realizada adotou a abordagem qualitativa, sendo utilizado o método de estudo de caso, e os dados tratados pela técnica de análise de conteúdo. Foram investigadas as percepções de professores e coordenadores que trabalham no curso de Administração à Distância. Segundo os professores entrevistados, as competências que mais se destacaram foram as cognitivas e as comportamentais. Quanto às percepções dos coordenadores os resultados contemplam a competência funcional e a competência comportamental. Vislumbra-se a necessidade constante do aprimoramento das competências dos docentes que atuam na Educação à Distância. O perfil do aluno também é diferenciado, o que exige dos docentes outras competências que não se aplicam ao modelo de ensino tradicional.


Palavras-chave


Competência de Docentes; Educação à Distância; Administração Pública.

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030