APOIO PARA OS EMPREENDEDORES NA CONCEPÇÃO DE SUA VISÃO

Christophe Schimitt, Edmilson Lima, Julien Husson

Resumo


O conceito de visão tem sido frequentemente utilizado nas pesquisas sobre as micro, pequenas e médias empresas (PMEs). Na pesquisa aqui apresentada, pudemos notar que pouco se estudou até agora sobre a maneira como os empreendedores, principais atores das PMEs, concebem uma visão sobre seus negócios e, assim, sobre a maneira de resolver uma situação problemática iniciadora de ação. Este artigo propõe o desenvolvimento de um método para a geração da visão de empreendedores. A partir do conceito de visão, apresentamos um método criado graças a um processo de pesquisa-ação. Tal método foi experimentado em trinta projetos empreendedores. Ao final do artigo, retomamos apenas os mecanismos utilizados para a concepção da visão e destacamos a contribuição aqui feita para fortalecer o processo empreendedor.


Palavras-chave


Visão; Concepção; Interpretação; Problemática

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 

Gestão & Planejamento. ISSN impresso 1516-9103 - ISSN eletrônico 2178-8030