INOVAÇÃO, QUALIDADE EM SERVIÇOS E EMPREENDEDORISMO: ANALISE DE UMA EMPRESA FRANQUEADA DO SETOR DE VAREJO NO RAMO DA MODA

Jefferson Lopes La Falce, Cristiana Fernandes De Muylder

Resumo


Esta pesquisa aborda os temas inovação, qualidade em serviços e empreendedorismo. O seu objetivo foi identificar, avaliar e comparar as percepções de um empreendedor e seus funcionários em uma franqueada varejista de Belo Horizonte. Os principais resultados referente à inovação demonstram que a inovação em produtos/serviços e inovação organizacional foram avaliadas por funcionários e empreendedor da mesma forma. Quanto as inovações de marketing e de processos, o empreendedor avaliou a empresa abaixo da visão percebida pelos funcionários. Com relação à qualidade dos serviços, apenas nas dimensões tangibilidade e capacidade de resposta acusaram maior diferença nas percepções, o que pode demonstrar um gap entre a estratégia do empreendedor e a execução por parte de seus funcionários (Parasuraman; Zeithaml & Berry, 1985). Sobre o perfil do empreendedor, a pesquisa apontou um valor médio da percepção dos funcionários de 18,03, próximo da autoavaliação do empreendedor, 18,45, o que indica semelhança na visão de ambos. Com estes resultados, evidencia-se que o avaliado possui perfil empreendedor, pois atingiu o valor mínimo proposto pelo modelo. Estes resultados sugerem que a utilização da inovação, qualidade em serviços e empreendedorismo podem auxiliar no diagnóstico de uma empresa em busca de competitividade e desempenho empresarial.

 


Palavras-chave


Inovação; Qualidade em serviço; Empreendedorismo; Competitividade e Desempenho empresarial

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030