CUSTOS DE FALHAS EXTERNAS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA

Sandra Marinho de Souza, Roberto Brasileiro Paixão, Adriano Leal Bruni

Resumo


O sistema de gestão de custos de qualidade é capaz de provocar, com esforço reduzido, melhorias nas operações, aumento de lucro e redução de custeio com eficiência e rapidez ímpares. Contudo, poucas empresas são capazes de avaliar os custos da manutenção de um programa de qualidade e, menos ainda, os custos derivados da não qualidade. O presente artigo tem como objetivo geral analisar e quantificar os custos de qualidade, especificamente os custos de falhas externas, nas operações de um produto de uma empresa de grande porte. Assim, foi elaborada uma revisão da literatura acerca do tema custos de qualidade, incluindo origens, definições e aplicações. A seguir, utilizando a metodologia do estudo de caso, foram analisadas as informações colhidas através dos relatórios da empresa em foco com o intuito de identificar o gasto anual com falhas externas e a relevância deste valor para a empresa.

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