O PROCESSO DE FORMULAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE SEUS REITORES: ESTUDO MULTICASOS NAS UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA

Giselly Rizzatti, Mauricio Fernandes Pereira

Resumo


O artigo tem como objetivo avaliar a contribuição da liderança na formulação e implementação da estratégia nas Instituições de Ensino Superior do Sistema de Ensino de Santa Catarina. O embasamento teórico utilizado para nortear a pesquisa, em relação a planejamento estratégico, reuniu autores como Ansoff (1991) e Pereira (2010), em relação à estratégia, foi fundamentado por autores como Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2010), Mintzberg, Lampel, Quinn e Ghoshal (2006) e no que diz respeito a liderança organizacional os principais autores foram Northouse (2012), Tanure (2011), Van Vugt et al (2004). A pesquisa se caracteriza como um estudo de multicasos de caráter qualitativo, descritivo e aplicado, e utiliza entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. Como resultado desse estudo, pode-se concluir que a liderança contribui e influencia diretamente no processo de formulação e implementação da estratégia nas Instituições de Ensino Superior pesquisadas para alcançar seus objetivos institucionais.


Palavras-chave


Planejamento Estratégico; Estratégia; Formulação; Implementação e Liderança

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030