ESTRATÉGIA PARA INDÚSTRIAS EM DECLÍNIO: O CASO SOM LIVRE NA INDÚSTRIA FONOGRÁFICA BRASILEIRA

Vitor de Lalor Rodrigues da Silva, Luis Antônio Dib, Carlos Augusto Septimio de Carvalho

Resumo


Este estudo analisa a importância da mudança estratégica para reverter o declínio na indústria fonográfica. A gravadora brasileira Som Livre é objeto de um estudo de caso para ilustrar o processo de reversão do declínio. Utilizando modelos prescritivos de declínio de indústrias, buscou-se analisar se as estratégias recomendadas na literatura foram, efetivamente, aplicadas pela empresa. O declínio da indústria fonográfica teve como principal causa a internet e dentro deste contexto, o estudo de caso aqui detalhado indica que um posicionamento competitivo forte ajuda na reversão do declínio, mas também deve-se investir em ativos que tenham valor para os consumidores da indústria fonográfica.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v17i3.3208

 


Palavras-chave


Estratégia; Reversão de declínio; Internet; Indústria fonográfica

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030