GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CENTRO DE PROVIMENTO DE SOLUÇÕES E SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES EM MULTINACIONAL BRASILEIRA DE ENERGIA
Resumo
O presente estudo teve como objetivo diagnosticar o estágio atual da Gestão do Conhecimento da organização. Ele se justifica pela necessidade de gerenciar e reter o conhecimento organizacional por ocasião de desligamentos de funcionários. É um estudo de caso, quantitativo e descritivo. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento de pesquisa proposto por Bukowitz e Williams (2002). Participaram do estudo 43 funcionários, entre gerentes, coordenadores, consultores e supervisores. Na percepção dos pesquisados, a organização encontra-se em estágio inicial do processo, pois não existem ações formais articulados, e avaliação sistêmica e rotineira vinculadas aos resultados estratégicos. Os resultados apontam para a baixa capacidade da organização para estabelecer parcerias visando adquirir competências e que a avaliação do conhecimento visando o descarte não é realizada. A organização utiliza políticas de reconhecimento e recompensa como forma de retenção das pessoas e apresenta sinalizações da existência de ambiente favorável ao compartilhamento do conhecimento.