GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CENTRO DE PROVIMENTO DE SOLUÇÕES E SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES EM MULTINACIONAL BRASILEIRA DE ENERGIA

Aécio da Silva Gonzaga, Lydia Maria Pinto Brito, Walid Abbas El Aouar

Resumo


O presente estudo teve como objetivo diagnosticar o estágio atual da Gestão do Conhecimento  da organização. Ele se justifica pela necessidade de gerenciar e reter o conhecimento organizacional por ocasião de desligamentos de funcionários. É um estudo de caso, quantitativo e descritivo. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento de pesquisa proposto por Bukowitz e Williams (2002). Participaram do estudo 43 funcionários, entre gerentes, coordenadores, consultores e supervisores. Na percepção dos pesquisados, a organização encontra-se em estágio inicial do processo, pois  não existem ações formais articulados, e avaliação sistêmica e rotineira vinculadas aos resultados estratégicos. Os resultados apontam para a baixa capacidade da organização para estabelecer parcerias visando adquirir competências e que a avaliação do conhecimento visando o descarte  não é realizada. A organização utiliza políticas de reconhecimento e recompensa como forma de retenção das pessoas e apresenta sinalizações da existência de ambiente favorável ao compartilhamento do conhecimento.


Palavras-chave


Gestão do Conhecimento; Compartilhamento do conhecimento; Gestão Estratégica; Empresa multinacional de energia

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030