ESTRATÉGICAS DE ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO NO VAREJO FARMACÊUTICO: UM ESTUDO NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Erlon Campelo Camara, José Edson Lara, Caissa Veloso e Sousa

Resumo


A orientação para o mercado tem sido utilizada para explicar o desempenho das organizações. Empresas que seguem esse tipo de orientação estão voltadas para atender as necessidades dos clientes, proporcionando vantagem competitiva em relação aos concorrentes. No presente trabalho analisou-se como se configuram as estratégias de orientação para o mercado no varejo farmacêutico na cidade de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Adotou-se o modelo proposto por Jaworski e Kholi (1993), com base no qual as empresas que se orientam para o mercado precisam apresentar geração de inteligência, disseminação da inteligência e resposta ao mercado. A pesquisa, de abordagem quantitativa, se caracterizou quanto aos fins como descritiva e quanto aos meios como um estudo de caso. Pode-se inferir, a partir dos resultados obtidos, que o modelo precisa de ajustes para explicar de forma satisfatória a orientação para o mercado desse varejo.


Palavras-chave


Orientação para o mercado; Mercado farmacêutico; Varejo farmacêutico; Estratégia de orientação para o mercado

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