COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS E ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DE EMPRESAS MULTINACIONAIS BRASILEIRAS LÍDERES EM CADEIA DE VALOR GLOBAL

Antonio Genesio Vasconcelos Neto, Tatiana Mie Fujita Iizuka, Ana Claudia Machado Padilha

Resumo


O objetivo do estudo é identificar as estratégias competitivas e competências essenciais em três multinacionais brasileiras, líderes em suas cadeias de valor global. Para o alcance do objetivo, o método utilizado foi o de casos múltiplos, com dados secundários, sendo as empresas selecionadas a JBS, a Embraco e a Marcopolo, as quais apresentaram potencial para o alcance do objetivo delimitado. A premissa do estudo é que o ambiente externo pode induzir um processo de aprendizado nas organizações de países em desenvolvimento que atuam no mercado internacional. A literatura utilizada foi a de Cadeia de Valor Global que ofereceu elementos para investigar a inserção de agentes de diferentes locais, desenvolvidos ou em desenvolvimento, no mercado mundial. Concluiu-se que as empresas analisadas vêm passando por processos de aprendizado em virtude de sua atuação no mercado externo que as oportuniza diferentes combinações de competências e estratégias específicas para obtenção de vantagem competitiva.


Palavras-chave


Cadeia de Valor Global; Competências Essenciais; Estratégias Competitivas

Texto completo: PDF

Todo conteúdo da revista está sob a licença 
Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030