A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA UNIDADE DESCENTRALIZADA DO SERVIÇO DE AUDITORIA DO SUS EM SANTA CATARINA
Resumo
Por muitos anos a gestão do conhecimento foi negligenciada pela Administração Pública e alguns serviços com alto grau de especificidade e complexidade apresentam isso como um fator de risco de descontinuidade administrativa. Considerando que o conhecimento é um importante recurso público e por isso torna-se de interesse de toda a sociedade, este artigo objetiva identificar quais as formas de retenção do conhecimento utilizadas pelo Serviço de Auditoria do SUS em Santa Catarina. Para alcançar o objetivo proposto, utilizou-se de entrevista semiestruturada com a finalidade de captar a percepção dos servidores do setor estudado em relação às formas de retenção e disseminação do conhecimento. Quanto aos resultados, verificou-se que não há um programa formalizado de gestão do conhecimento implementado no órgão, no entanto, embora tenha sido identificada a existência de iniciativas incipientes, foram identificadas algumas ferramentas de gestão do conhecimento que fazem parte do cotidiano e das rotinas dos servidores.
DOI: 10.21714/2178-8030gep.v17i3.3861