SENSEMAKING EM CENA: COMPREENDENDO A CRIAÇÃO DE SENTIDO NO GRUPO GALPÃO DE TEATRO

Míriam de Castro Possas, Cíntia Rodrigues de Oliveira Medeiros

Resumo


A criação de sentido ou sensemaking é um processo central no constante organizar das práticas organizacionais. Trata-se de uma atividade realizada pelos agentes durante as interações cotidianas na tentativa de atribuir sentido aos eventos organizacionais. Neste artigo, temos como objetivo analisar processos de criação de sentido (sensemaking) em um grupo de teatro, o Grupo Galpão. Optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando três fontes de pesquisa: documentos, shadowing e entrevistas individuais. Nós analisamos o material empírico por um processo de codificação, no intuito de identificar temas, significados e padrões que se relacionassem com o sensemaking. Como resultados, apontamos que a produção de sentido e seus processos estão intimamente relacionados à forma como os diversos atores se organizam, pois esses, ao se organizarem, tentam conjuntamente atribuir sentido às suas ações, gerando um ciclo, ou seja, a prática direciona a criação de sentido que, consequentemente, guia as próximas ações.

DOI: 10.21714/2178-8030gep.v17i1.4162


Palavras-chave


Sensemaking; Práticas organizacionais; Grupo Galpão

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Gestão & Planejamento (G&P). ISSN ISSN: 2178-8030